Ensaio Pressiométrico (PMT)
O ensaio pressiométrico (PMT) consiste numa sonda pressiométrica colocada no solo testado com adição gradual de água. A dilatação consequente do solo ou rocha em volta do furo é determinada em função do volume de água, com o aumento de pressão que é gradualmente aumentado em intervalos de tempo definidos à priori.
O ensaio pressiométrico fornece os seguintes parâmetros em função da profundidade z [m]:
- módulo pressiométrico (Menard)Em [MPa] - obtido a partir do ensaio pressiométrico e depende do tipo de bainha da sonda (manga de borracha, invólucro pré-forrado).
- pressão limite pLM [MPa] - representa um incremento de pressão hidrostática na sonda de teste, dependente da alteração de volume do solo ou rocha.
Os resultados dos ensaios PMT são apresentados num gráfico. A avaliação dos ensaios pressiométricos (PMT) são utilizados como parâmetro a introduzir para as análises dos programas "Verificação de Contenções", "Estaca Anti-Deslizante", "Microestaca" e "Sapata via CPT" e para a modelação estratigráfica do programa "Estratigrafia".
Os ensaios PMT podem ser importados para o programa como ficheiros .txt.
O nome do ensaio PMT e o deslocamento vertical em relação à origem devem ser introduzidos na caixa de diálogo "Novo ensaio de campo". No programa "Estratigrafia", é necessário introduzir as coordenadas x, y, z.
A pressão limite pLM e o módulo de Menard Em são introduzidos na tabela.
Caixa de diálogo "Novo ensaio de campo"
Bibliografia:
EN ISO 22476-4: Geotechnical investigation and testing - Field testing. Part 4: Menard pressuremeter test, 2005.
Roy E. Hunt: Geotechnical Engineering Investigation Handbook, Second Edition (CRC Press, 2005).